NOÉTICA - A CIÊNCIA DA ALMA

mente_humana4.jpg
 
 
A grande questão que norteia as civilizações desde a antiguidade até os dias atuais, além daquela sobre a nossa origem e que a princípio coloca em lados opostos a ciência e as religiões, é para onde vamos após a morte e se vamos para algum lugar; e a ciência noética surge para abordar um tema instigante e apaixonante: a complexidade da mente humana.
Nunca tinha ouvido falar sobre ciência noética e tomei conhecimento ao ler um romance de ficção, e logo despertou meu interesse. Lembrando que ciência noética não é ficção nem religião, e esclarecendo que também não se trata de uma certa seita que costuma ser seguida por celebridades internacionais e comentada pela mídia. A noética estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mente, da vida e do espírito.
Será que morremos e acabamos ou de alguma forma permanecemos? Não querendo aqui discutir qual das duas hipóteses seria a verdadeira, mesmo porque nesses assuntos o exercício da dúvida é o que nos move, o que a noética busca é tentar descobrir a existência da alma, a nossa essência humana. Mas o que seria a “alma” e onde ela está?
A ciência noética é uma disciplina recente, mas as metas que persegue já foram estudadas por várias correntes de filosofia e fazem parte de todas as tradições esotéricas das religiões do mundo. Estuda o poder ainda desconhecido da mente humana no que os povos orientais por exemplo, já acreditam há milênios.

neuronios_1.jpg

As expressões ‘noese’ e ‘noético’ procedem da palavra grega ‘nous’, que tem o sentido de mente, inteligência ou modalidades intuitivas do saber. A noética é fruto da interação entre diversas disciplinas, as quais investigam em conjunto as esferas da ciência, da saúde, da relação entre a mente e o corpo material, a psicologia transpessoal, integral e convencional, a arte, as terapias consideradas holísticas, que estudam o Homem em sua totalidade, as ciências sociais e a espiritualidade. Noética é portanto a ciência do conhecimento e talvez a ciência do futuro.
Diversas perguntas permanecem ainda sem respostas definitivas, comprovadas cientificamente, entre elas o significado e o mecanismo de funcionamento da intuição; a relação entre o poder de criação e o potencial mental ainda não desenvolvido; o papel das experiências extra-sensoriais no dia-a-dia do Homem; de que forma o ser humano pode encontrar sentido na sua existência, entre outros inúmeros questionamentos.
O astronauta americano Edgar Mitchell, tripulante da Apolo 14, em 1973, depois de uma experiência pessoal com questões que envolvem a relação entre mente, matéria e espírito, criou o Instituto de Ciências Noéticas, uma fundação sem fins lucrativos financiado por integrantes de todo o planeta, direcionada para a realização de pesquisas que abordam os temas acima.

pleiades_gendler_big.jpg

Interessante imaginar que se possa mensurar a relação entre consciência e corpo físico e que a mente não está restrita ao campo cerebral, ela transcende a matéria orgânica e se expande para outras direções, como se fosse talvez uma energia que mantém a vida no planeta e quem sabe em todo o sistema solar. Essa é a proposta da ciência noética.
Outra coisa que chamou a atenção foi que a noética em seus estudos, procura resgatar antigos conhecimentos de civilizações primitivas, que há muito tempo foram esquecidos pelas ciências tradicionais. Voltar aos nossos ancestrais para conhecer o nosso futuro.
O tema acaba por motivar outras perguntas como por exemplo, por que a “inteligência” é um privilégio somente da civilização humana? Ou não seria?
A sorte dos mortais
cresce num só momento;
e um só momento basta
para a lançar por terra,
quando o cruel destino
a venha sacudir.

Efêmeros! Que somos?
que não somos? O homem
é o sonho de uma sombra.
Mas quando os deuses lançam
sobre ele a luz, claro esplendor o envolve
e doce é então a vida.

O Sonho de uma Sombra do poeta grego Píndaro


Fonte: www.infoescola.com › Ciências
http://lounge.obviousmag.org/por_tras_do_espelho/

Comentários